Perguntas e respostas Friend Oatwell®

O que é a beta-glucana da aveia?

Oatwell® é um farelo de aveia natural. Oatwell® contém altas concentrações de beta-glucanas valiosas, fibras solúveis, que são encontradas naturalmente dentro da aveia. A beta-glucan da aveia afeta os níveis de colesterol do sangue. Mais de 100 estudos científicos provaram os efeitos positivos da beta-glucana da aveia. Esses efeitos positivos da beta-glucana da aveia foram descobertos na década de 1960 e foram pesquisados continuamente desde então.


Veja também estudos


Como a beta-glucana da aveia de Oatwell® funciona?

A beta-glucana de aveia contida nos produtos com Friend Oatwell® – pelo menos 1 g por porção – estimula a produção de ácidos biliares. Os ácidos biliares são compostos de colesterol.  Os produtos com Friend Oatwell® podem ser usados como parte de uma dieta saudável, uma forma de reduzir naturalmente um nível ligeiramente elevado de colesterol no sangue.


Veja também estudos


Quem pode usar os produtos Friend Oatwell® ?

Os produtos Friend Oatwell® podem ser usados por toda a família e por todas as pessoas saudáveis que desejam influenciar positivamente o seu nível de colesterol no sangue.

Quais produtos contêm farelo de aveia Oatwell®?

Os produtos com esta etiqueta contêm farelo de aveia Oatwell®.

O que é colesterol?

O colesterol é uma parte natural do nosso corpo. Trata-se de uma substância parecida com gordura e que é amplamente produzida pelo próprio organismo. Há duas fontes de colesterol: 1) o fígado, que produz cerca de 1 grama de colesterol por dia e 2) a dieta. O colesterol é usado para formar membranas celulares, hormônios importantes, ácidos biliares e vitamina D, que é importante para os ossos.


Veja também cholesterol


Até que ponto a beta-glucana da aveia Oatwell® afeta o nível de LDL-colesterol ?

Mais de 100 estudos científicos foram realizados e publicados em revistas científicas bem conhecidas abordando o efeito da beta-glucana da aveia sobre o nível de colesterol no sangue. Estudos sobre vários produtos alimentícios (cereais, pães, bolos e doces, bebidas, massas, lanches etc.) demonstraram que a beta-glucana pode reduzir o nível de LDL-colesterol  indesejado em até 10%. O nível de HDL-colesterol  permanece inalterado.

Como reconhecer que o nível de colesterol está muito alto?

Não há nenhum sintoma que acompanha um alto nível de colesterol. A única maneira de verificar o nível de colesterol é através de um exame de sangue. Na África do Sul, de acordo com a Pesquisa Nacional de Nutrição e Saúde da África do Sul (SANHANES-1), realizada pela HSRC, 18,9% dos homens e 28,1% das mulheres têm hipercolesterolemia, ou seja, um nível de colesterol total de pelo menos 5,0 mmol/L.

Como os efeitos de redução do colesterol da beta-glucana da aveia Oatwell®  foram comprovados?

Mais de 100 estudos internacionais comprovaram os efeitos benéficos da beta-glucana da aveia em um nível de colesterol alto. Além disso, associações reconhecidas internacionalmente, como a Sociedade Europeia de Cardiologia ou a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) confirmam as vantagens preventivas da beta-glucana da aveia em relação aos níveis de colesterol do sangue. Em 14 de novembro de 2011, a Comissão Europeia publicou sua decisão a favor das declarações de saúde da beta-glucana da aveia. Para reduzir o nível de colesterol de forma comprovada e significativa, é necessário ingerir 3 g/dia de beta-glucana da aveia durante um período de duas a três semanas. Os diversos estudos clínicos com beta-glucana da aveia Oatwell® também confirmam esse efeito positivo.

O que é um nível de colesterol normal?

De acordo com as recomendações atuais, o nível de colesterol total não deve exceder 5,0 mmol/L. Os métodos de redução de colesterol no sangue incluem uma mudança nos níveis de atividade, no estilo de vida e na dieta e, em alguns casos, uma intervenção médica, incluindo o uso de medicamentos para reduzir o colesterol. O total de gordura ingerida não deve exceder 30% do total de calorias ingeridas por dia. Deve-se limitar a ingestão de gordura saturada. Além disso, o uso de beta-glucana da aveia como parte integrante do controle de colesterol é reconhecido cientificamente.


Veja também cholesterol


Quantos produtos com Friend Oatwell® devem ser consumidos por dia?

O nível de colesterol pode ser reduzido através da ingestão da taxa diária de 3 g de beta-glucana da aveia. Cada porção de produtos Friend Oatwell® contém pelo menos 1 g de beta-glucana e, portanto, afeta positivamente o nível de colesterol. A beta-glucana da aveia é uma fibra alimentar natural contida na aveia. As fibras alimentares são valiosos ingredientes à base de plantas que devem fazer parte de uma dieta equilibrada.

Quanto tempo leva até as mudanças no nível de colesterol sejam notadas?

Ingerindo diariamente os produtos com Friend Oatwell®, pode-se perceber, em poucas semanas, uma redução no nível de colesterol. Para alcançar os melhores resultados, recomenda-se uma ingestão regular durante um período de tempo prolongado.

Os produtos com Friend Oatwell® podem ser usados juntamente com algum medicamento de redução de colesterol?

Caso esteja tomando medicamentos para baixar o seu nível de colesterol, consulte seu médico antes de consumir alimentos que reduzem o colesterol.

O que acontece quando eu paro de comer produtos Friend Oatwell®?

Os efeitos positivos sobre o nível de colesterol só são eficazes enquanto os produtos são consumidos. Se os produtos Oatwell® deixarem de ser consumidos, os efeitos positivos sobre o nível do colesterol desaparecerão e os níveis de colesterol voltarão aos valores de antes.

Posso consumir produtos com Friend Oatwell® quando meu nível de colesterol estiver normal?

Sim. Os produtos com Friend Oatwell® contêm fibras alimentares, tais como a beta-glucana da aveia, que desempenham um papel importante em uma dieta equilibrada. As Diretrizes Sul-africanas para uma Alimentação Saudável afirmam que todos devem ingerir pelo menos 25 g de fibras por dia para garantir o funcionamento saudável do intestino, bem como diminuir o risco de doenças crônicas associadas ao estilo de vida.

Em que mais devo prestar atenção?

Um nível de colesterol alto é apenas um dos fatores de risco de doença arterial coronariana. Os efeitos da beta-glucana sobre o nível de colesterol podem ser aliados a uma dieta equilibrada e variada, ao hábito de não fumar, a exercícios regulares e ao controle do peso corporal. Tenha um estilo de vida saudável para o bem do seu coração!